Você compara seu ponto frágil, com um ponto forte de tal pessoa.
A comparação que fizemos entre nós e outras pessoas é tão forte que nos faz sermos ainda piores. Piores pois comparando estamos querendo fazer o que aquela pessoa está fazendo ou fez.
Querer ser um pouco do que outra pessoa é, estamos pedindo para sofrer o processo que ela sofreu para chegar onde está, e nem todas as vezes o processo foi rápido, leve e fácil.
O ponto de comparação é o inimigo de muitas pessoas, além de nos fazer sentir mal, nós nos sentimos insuficientes. Como se o que fizemos não fosse suficiente o bastante para ter o mesmo reconhecimento.
Sabendo que nos comparar é prejudicial para nossa saúde mental, é prejudicial para nosso processo de amadurecimento. Pois nos baseamos no que não ficou igual ou melhor do que nosso colega.
Se você se baseia em alguém, pode ter alguém se baseando em você também. E se existe mesmo esse ciclo de comparação, a pessoa que se baseia em você, ela está se baseando na sua melhor versão, ou na versão comparada de uma terceira pessoa?
Se comparar é super errado, pois ninguém faz igual. Sua vida não era igual a vida de ninguém! Cada um sofre por algo, e se você comparar o que você sofre com o que outra pessoa não sofre, você está se auto sabotando.
Seja você mesmo, por você e para você. Ninguém vê tudo o que você sofreu para chegar onde está, assim como outras pessoas são boas em algumas coisas e péssimas em outras, você também é.
Temos coisas boas e ruins, mas não foram feitas para serem comparadas, são feitas para serem vividas e para aprender com tudo isso.
Salmos 121.2 "Meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra."
Até breve.
